Páginas

16 de jul. de 2011

Marajó pede segurança ao Governo do Estado

Marajó pede segurança ao Governo do Estado (Foto: Ney Marcondes)

Membros da Amam reuniram-se com com representantes do Governo (Foto: Ney Marcondes)

O alto índice de criminalidade nos municípios do arquipélago do Marajó trouxe prefeitos e representantes do Ministério Público à capital para cobrar um plano emergencial ao Governo do Estado. A intenção é combater o problema, acentuado neste período de férias, especialmente o ataque de piratas a embarcações que fazem o trajeto da ilha até Belém.

Reunidos através da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), os prefeitos cobram principalmente o aumento do efetivo policial nos 16 municípios do arquipélago e a nomeação de delegados titulares para todos os municípios, além da destinação de viaturas e equipamentos para a polícia combater os criminosos.

Os prefeitos se reuniram com o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, com o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Solano, e também com o delegado geral da Polícia Civil, Nilton Ataíde, do Interior, Sílvio Maués, e promotores de Justiça que atuam em municípios da região. Todos concordaram que a situação de insegurança na ilha do Marajó é preocupante e que é preciso viabilizar medidas a curto prazo para conter o aumento da criminalidade.

MONITORAMENTO

Ao final da reunião, os dirigentes da segurança pública e o secretário garantiram que até o final deste ano todos os municípios marajoaras disporão de delegado de polícia titular - atualmente os delegados acumulam dois municípios -, além do aumento de viaturas e lanchas para fazer o monitoramento dos rios locais; destinação de helicóptero e equipamentos de comunicação por satélite interligando todos os municípios da região. “Na minha avaliação, a reunião foi positiva, mas vamos aguardar os resultados e voltar para cobrar”, afirma o presidente da Amam, Pedro Barbosa, prefeito de Portel. Além dele, oito prefeitos marajoaras participaram da reunião e também representantes dos prefeitos que não compareceram.

Zenaldo Coutinho garantiu que a segurança pública é uma das prioridades do atual governo e que já está previsto na agenda mínima do governo Simão Jatene o valor de R$ 356 milhões para a área, com previsão de serem aplicados até 2014, incluindo a reforma e construção de novas delegacias.

O comandante da PM informou que aumentou o efetivo de nove municípios do Marajó em 97 policiais e que a partir do segundo semestre o governo vai realizar concurso público para a PM com previsão de incluir mais policiais para a região. Além da pirataria, os prefeitos denunciaram grande incidência de roubo de gado, tráfico de drogas, falta de equipamentos, viaturas e embarcações para os policiais, entre outros problemas.

Os prefeitos propuseram trabalhar em parceria com o governo estadual para tentar conter o avanço da criminalidade na ilha.(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário