Páginas

29 de ago. de 2011

Homenagem Póstuma - DOM ANGELO MARIA RIVATO S.J.

 

Dom_ngelo_Maria_Rivato1_cnbb_org__br_

 

 

* 03 de dezembro de 1924

+ 20 de agosto de 2011

 

 

 

 

Faleceu no último sábado, dia 20, na Itália, devido a complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o bispo emérito de Ponta de Pedras (PA), Dom Ângelo Maria Rivato, jesuíta de 87 anos. Ele atuou durante 35 anos em terras amazônicas e foi o primeiro bispo prelado de Ponta de Pedras, de 1967 a 2002.

Em setembro de 2009, por decisão da Companhia de Jesus, foi residir em Gallarate, Itália, em uma casa dedicada aos padres e bispos idosos

Assim foi sua história de vida de serviço ao Igreja:

Nascido em 03 de dezembro de 1924 em São Giovane Ilarione – Verona Itália. Consagrado desde criança a Nossa Senhora.

Ordenado Sacerdote em 29 de Junho de 1951. Em 1959 recebeu O Crucifixo Missionário das mãos do santo Padre João XXII.

Em Janeiro de 1960, viajou de navio até Salvador/BA, trabalhou como missionário Jesuíta em Itaici/SP, Nova Friburgo/RJ, São Leopoldo/RS, Capela de Lourdes em Belém/PA.

Em 1963 foi criada a Pelazia de Ponta de Pedras – pelo Papa João XXIII e Paulo VI. Em 1964 Pe. Angelo Maria Rivato, SJ, foi nomeado Vigário Geral.

29 de Abril de 1965, nomeado 1°. Prelado Pe. D. Angelo Maria Rivato, SJ, tomando posse em 25 de junho do mesmo ano como 1°. Prelado da Pelazia de Ponta de Pedras.

Em 16/10/1979 a Prelazia foi elevada a Diocese de Ponta de Pedras. Sendo que no dia 29 de junho de 1980 Pe. D. Angelo Maria Rivato, SJ, toma posse como Primeiro Bispo Diocesano da Diocese de Ponta de Pedras no Marajó.

A trajetória abençoada desse missionário Jesuíta no Marajó destaca-se pela sua dedicação Espiritual e a preocupação com a realidade Social do povo.

No inicio tudo era muito precário, mas, com muito esforço começou a dotar as paróquias com casa paroquial, um local para orações e um barco para as constantes viagens ao interior, catequizando os ribeirinhos, implantando o belíssimo trabalho das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), experiência vivida em outras partes do país e que deu certo na Diocese, pois eram motivadas pela valorização da PALAVRA DE DEUS, no testemunho do Amor ao Pai.

Outra experiência que motivou o trabalho foi à realização das Semanas Catequéticas, grande movimentos de Formação para lideranças, que tinham duas linhas principais: Serviço da Fé e Oração; Promoção da Justiça.

As Assembléias Diocesanas criadas por D. Angelo, reunia Lideranças de todas as Paróquias, num processo de Formação Bíblico Social, onde deram inicio a formação e estruturação das Pastorais. Destacando-se a Pastoral vocacional, dando inicio ao processo de Formação dos Padres Marajoaras, que iniciavam seus estudos no Seminário Menor Beato José de Anchieta em Ponta de Pedras. Os jovens adiantados ficavam nas Paróquias amigas Belém ou Bragança. Até a construção do Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção, em Ananindeua, perto do São Pio X.

Aos 75 anos de idade Pe. D. Angelo Maria Rivato, SJ, deixa a missão de bispo, pela idade avançada e alguns problemas de saúde, tornando-se para os diocesanos “Bispo emérito Angelo”, lembrado em todas as celebrações eucarísticas das Paróquias que compõem a Igreja viva da Diocese de Ponta de Pedras.

Faleceu aos 13 de agosto de 2011, na sua terra natal na Itália, seu desejo era ser enterrado na Catedral em Ponta de Pedras, como não foi possível realizar esse desejo, nós afirmamos com certeza que ficará eternizado na memória e nos corações dos diocesanos de Ponta de Pedras.

Municípios Marajoaras que compõem a diocese: Curralinho; São Sebastião da Boa Vista; Muaná; Ponta de Pedras; Cachoeira do Arari; Santa Cruz do Arari.

Esta postagem terá alterações caso alguem queira fazer um homenagem ao Pastor, está será inclusa no texto principal ou caso queira coloque como comentário.

Um comentário:

  1. um grande Pastor que muito fez pelas suas ovelhas...
    vamos sentir saudades o povo marajoara!!!!
    Adeus!!!!!!!!!

    ResponderExcluir